1. Você está em: Inicial
  2. Técnicas
Acessórios
Você sabe usar o saco de confeitar corretamente?

O saco de confeitar é indispensável para quem trabalha com chocolates, seja para rechear ou decorar. Por isso, preparamos algumas dicas para facilitar o uso desse acessório na hora de produzir seus doces.

Para começar, vamos a algumas informações básicas: há sacos reutilizáveis, feitos com plástico mais resistente e que permitem usar a mesma cobertura para diferentes aplicações.
A outra opção são os modelos descartáveis, confeccionados com plástico mais fino ou papel manteiga. A escolha por um modelo ou outro vai depender das receitas que irá fazer.

Para encaixar o bico de confeitar, primeiramente coloque-o dentro do saco para demarcar o ponto certo onde irá cortar a manga de confeitar. Faça a marcação, retire o bico e corte com uma tesoura. Em seguida, coloque o bico novamente.

Atenção, nunca corte o saco sobre a bancada de trabalho para evitar que o material se misture com outros ingredientes da sua receita.

Outra dica importante é que o saco de confeitar deve ter capacidade maior do que a quantidade de recheio. Isso garante mais praticidade e menos sujeira na hora de colocar a mão na massa.

Depois disso, é só acrescentar o recheio e deixá-lo bem compacto.

Neste vídeo você confere essas e outras dicas valiosas sobre o tema com o chef Ricardo Campos: