1. Você está em: Inicial
  2. Técnicas
Bolos
Método Lambeth: bolos com um toque de realeza

Grandes celebrações pedem detalhes inesquecíveis, e provavelmente foi por causa disso que o Método Lambeth ganhou fama mundial.

Popularizado pelo confeiteiro inglês Joseph Lambeth nos anos 30, a técnica é considerada há décadas a favorita dos casamentos da família real inglesa. A partir daí, virou sinônimo de requinte e sofisticação e tornou-se quase obrigatório em casamentos e grandes eventos no mundo todo.

O método Lambeth consiste em criar desenhos e ornamentos feitos com glacê real que formam um belo efeito tridimensional no bolo. São flores, laços, correntinhas, arabescos que, juntos, encantam visualmente. A aplicação deve ser feita sobre uma cobertura de pasta americana. A opção mais clássica é a monocromática, com a decoração de glacê branco sobre o bolo branco. Para combinações harmoniosas de cores, uma boa dica é escolher cores mais frias de fundo e mais quentes em destaque.

Tantos detalhes e refinamento deste método exigem muita concentração de um cake designer, afinal, esta é uma técnica é fundamental para quem se considera habilidoso no bico de confeitaria. Porém, não é uma tarefa exclusiva dos mais experientes, mas sim para os determinados, já que é possível criar decorações com o método Lambeth em diferentes níveis de dificuldade.

Para quem quer aprender, uma dica importante é começar com bolos monocromáticos. Assim, fica mais fácil recomeçar algum detalhe que não ficou perfeito. Para fazer este ajuste, retire delicadamente glacê real que foi aplicado no bolo. Em seguida, passe sobre o local um pano úmido com álcool de cereais. Espere evaporar e recomece o trabalho.

Para garantir uma maior habilidade do traço, utilize as duas mãos para guiar o seu trabalho. Outra dica importante é não trabalhar com o bico de confeitar encostado à pasta americana. Para criar o efeito de movimento dos seus desenhos, o ideal é manusear o bico no ar.

E a lição mais importante: com muita prática e paciência, você poderá dominar uma das técnicas mais delicadas e refinadas do mundo da confeitaria.

Gifs retirados do canal Ateliê Suzana Bastos:
https://www.youtube.com/channel/UCySQzrBVafxLxe7UT4nowTw/featured