1. Você está em: Inicial
  2. Técnicas
Acessórios
Dicas para usar o bico esfera e não errar na hora de decorar seus cupcakes

Para quem decora cupcakes, o bico esfera é tão fundamental à receita quanto o fermento do bolo. Ele garante aquele visual incrível e destaca a textura da cobertura do cupcake. Prático e fácil de usar, pode ser utilizado tanto por profissionais mais experientes ou por quem está começando, garantindo ótimos resultados com menos esforço. Confira dicas de como utilizá-lo:

1. Escolha coberturas com texturas mais firmes para moldar, como o chantininho, chantilly, buttercream ou uma ganache. Para uma textura ainda mais firme, deixe a cobertura já no saco de confeiteiro por alguns minutos na geladeira.

2. Para se certificar do ponto certo da cobertura para a decoração, faça um teste: com uma espátula, pegue uma pequena porção do creme e vire de ponta cabeça. Se o creme não cair da espátula, está no ponto ideal para decorar.

3. O bico esfera deve ser posicionado de forma reta em cima do cupcake, e não inclinado em 45°, como normalmente é necessário com outros bicos.

4. Utilize sacos de confeitar descartáveis, já que o bico esfera é maior que os bicos tradicionais.

5. Não encoste o bico esfera na superfície do seu bolo. Segure alguns centímetros acima e aperte até que a base encha. Puxe com bastante cuidado e aperte mais suavemente no final.

6. Evite apertar o saco de confeitar ao mesmo tempo em que retira o bico esfera, para não alterar o formato da sua decoração.