1. Você está em: Inicial
  2. Técnicas
Cremes
Dicas para preparar o crème pâtissière

Muito tradicional na confeitaria, o creme pâtissière, ou creme de confeiteiro, é utilizado em sobremesas variadas como Carolinas, bombas e suflês. Pode ser aplicado puro, ou ainda aromatizado com chocolate, café ou praliné.

De cozimento lento, o modo de preparo do creme pâtissière é bem parecido com o do creme inglês, mas, no seu caso, é a farinha de trigo ou fécula de batata que garante a consistência da mistura.

Ele é feito da seguinte forma: primeiramente, é necessário ferver o leite e a manteiga (01). Na sequência, em uma tigela, bata as gemas de ovo com açúcar até ficarem espessos, para então adicionar a farinha e o amido de milho. Atenção: use um batedor manual (02). Ainda mexendo bem, incorpore ⅓ do leite fervido, então, despeje na panela com o restante do leite (03). Em fogo baixo, continue mexendo sem parar até que o creme engrosse (04). Dessa forma, evita-se a formação de grumos. Depois, deixe ferver por cerca de 1 minuto, sem parar de mexer.
Outra dica importante para o preparo do creme de confeiteiro é usar uma panela funda para evitar que queime.

Ingredientes:
Para 500 gramas de creme de confeiteiro você irá utilizar as seguintes proporções: 370 ml de leite, 25g de manteiga, 3 gemas, 80g de açúcar, 20g de farinha de trigo e 25g de amido de milho.