1. Você está em: Inicial
  2. Técnicas
Massas
Dicas para não errar na hora de congelar massas e recheios

Quem produz doces sempre está em busca de um ingrediente essencial: tempo. E se existe um aliado para conseguir mais tempo, é a técnica de congelar produtos, como massas e recheios, para agilizar o processo de produção. Mas você sabe o que pode ser congelado? Massa com recheio pode? E se a massa do bolo ficar com sabor de geladeira? Está na hora de resolver essas dúvidas para você.

• Massa de Bolo
Nunca congele uma massa de bolo ainda quente. A umidade do bolo quente pode se transformar em partículas de gelo.


Depois de frio, na hora de embalar, coloque muitas camadas de plástico filme e, em seguida, cubra com papel alumínio. O ideal é colocá-lo em cima de uma superfície metálica para não deformar o bolo na hora de congelar.

Na hora de descongelar:
Quando retirar a massa assada do bolo do congelador, deixe que ele descongele dentro da geladeira por, pelo menos, 24 horas. Só depois do processo de descongelamento, você deve retirar o plástico filme do bolo.

Atenção
Não deixe sua massa de bolo por mais de um mês no congelador ou mais de três meses no freezer
Bolos encolhem quando são congelados, e voltam ao normal quando descongelam. Por isso, não congele um bolo com coberturas que podem rachar.

• Recheios

Sempre que possível, congele a massa e os recheios separadamente. Evite congelar bolos com recheios e ou coberturas de brigadeiro, merengue ou creme de confeiteiro, pois poderão perder sabor. Bolos recheados com cream cheese, buttercream, ganache ou geleias caseiras podem ser congelados

Os recheios podem ser armazenados em potes de vidro que possam ir ao freezer, mas lembre-se de nunca encher o vidro até a borda.

• Docinhos
Alguns docinhos feitos com leite condensado podem ser congelados, como brigadeiros e beijinhos, mas doces como o bicho de pé não podem. Não é ideal também congelar doces de linha gourmet. Na dúvida, faça um teste antes.

Não congele doces decorados com açúcar, açúcar cristal, granulados, castanhas ou confeitos. Eles podem murchar e alterar a textura. Também não congele com as forminhas de papel.

Os docinhos podem ficar congelados por até três meses. Para servir, tire os docinhos do congelador ou freezer com um um dia de antecedência. Descongele na geladeira e retire-os algumas horas antes da entrega.