1. Você está em: Inicial
  2. Técnicas
Bolos
Dicas para fazer Tall Cakes perfeitos

Os bolos de altura dupla – ou tripla, depende da sua ousadia – estão entre os queridinhos para celebrações como casamentos, bodas, aniversários. Eles são chamados de Tall Cakes, e dão um efeito geométrico interessante, além de permitirem uma boa área de decoração para você explorar. Para não errar na hora de criar o seu, algumas dicas importantes precisam ser levadas a sério para que o seu bolo não desmorone. Vamos lá?

• Estrutura da massa
A consistência da massa de um tall cake é fundamental, afinal, ela é o “tijolo” da sua estrutura. A massa não pode ser fofa demais, e os recheios precisam ser mais consistentes e firmes. Outra dica é, depois de rechear e montar o bolo, envolvê-lo com uma camada de glacê pra evitar que o recheio “vaze”.

• Proporção
Para dar um efeito mais proporcional e geométrico, use bolos de 15 a 20 cm de diâmetro, de preferência. Assim, o efeito visual será ainda mais interessante. Você pode aparar a massa do bolo delicadamente e deixar ele um pouco mais fino.

Dica: Para dar um efeito ainda mais alto, utilize um pedestal com diâmetro de, no máximo, 10 centímetros maior do que o bolo.


• Suporte
Qualquer bolo com mais de três camadas precisa de um suporte, como pilares plásticos, no eixo central e nas laterias, para que se você possa adicionar mais camadas ao topo do bolo.

Dica: Canudos grossos, como os utilizados para buble tea, são ideais para manter a estrutura do bolo. É só inserir um canudo de cada lado do bolo para dar equilíbrio.


• Um andar de cada vez
Para facilitar a montagem utilize um cake board, disco de papelão ou isopor próprio para alimentos para iniciar a montagem do bolo e entre os andares.

Dica: Você pode usar chocolate derretido para fixar os cake boards do seu bolo e ele não ficar “dançando” durante a montagem.


• Está reto?
Use um nivelador para verificar se o seu bolo está ficando reto e realize esta medição antes de iniciar um novo andar do bolo. Assim, você não corre o risco de ter que refazer o seu trabalho. Para evitar este tipo de problema, não esqueça de nivelar cada massa de bolo antes de começar.

Tags
Tall Cake