1. Você está em: Inicial
  2. Técnicas
Bolos
Como fazer um drip cake perfeito

Com certeza você já se deparou com um drip cake em alguma celebração por aí. Isso porque, por ser tão versátil, ele combina com as mais diferentes ocasiões: festa de criança, casamentos, festas de família e muitas outras ideias. O drip cake – bolo gotejante, se traduzirmos o termo – surgiu no Reino Unido, mas já é famoso no mundo todo. Se você não quer ficar de fora dessa tendência mundial que permite combinações bem interessantes, acompanhe as nossas dicas.

• Tamanho do bolo
Para criar o efeito desejado no bolo de gotas caindo, é ideal que a técnica seja utilizada em bolos mais altos, a partir de dois andares.

• Cobertura
Versátil, essa técnica permite diferentes temas e aplicabilidades. Ele pode ser recheado e receber coberturas como buttercream, glacê, chantilly, chantininho ou qualquer outra cobertura que você possa refrigerar. A pasta americana, neste caso, não é a escolha ideal.

• Temperatura
Espere a massa do bolo e o recheio esfriarem antes de começar a montagem. A cobertura do drip cake precisa estar em temperatura ambiente. Na hora de aplicar, o bolo precisa estar bem resfriado para você controlar os pingos de deslizamento do bolo.

• Gotas
As opções mais utilizadas para fazer as gotas são o ganache com uma textura mais líquida ou, na maioria das vezes, chocolate puro. Elas têm a textura ideal para proporcionar um choque térmico entre o bolo gelado e a cobertura e as gotas secarem enquanto deslizam até o final do bolo. Outro ingrediente que você pode usar é calda de caramelo.

• Geladeira
Para que o efeito de gotas fique perfeito, o ideal é que o bolo esteja bem gelado.Depois de montar e cobrir o bolo,deixe ele na geladeira por pelo menos uma hora. Isso fará toda a diferença na hora de aplicar as gotas.

• Aplicação
Depois de rechear e cobrir bolo com uma cobertura lisa, use um saco de confeitar para derramar as gotinhas nas beiradas do topo do bolo. Depois de espalhar as gotas, com uma espátula, espalhe delicadamente o restante da cobertura na parte superior do bolo. Para dar um efeito mais natural, faça gotinhas de diferentes tamanhos.

• Toque criativo
Após criar o efeito de gotas do seu bolo, você tem muitas possibilidades para complementar a decoração: flores, frutas, chocolates, confeitos, suspiros, macarons e muitos outros adornos. Brinque com diferentes paletas de cores, texturas, a criatividade é toda sua!

Gifs retirados do canal Cupcake Jemma
(https://www.youtube.com/channel/UCoMum0pwewO8_WtTlUQxGHw)