1. Você está em: Inicial
  2. Artigos
Entrevistas
Sucesso no Youtube, Tábata Romero compartilha suas dicas de empreendedorismo para quem trabalha com chocolates
Ela tem milhares de seguidores no canal onde fala sobre culinária e leva inspirações para motivar quem atua no ramo

Jornalista por formação, Tábata Romero sempre teve uma forte afinidade com a cozinha. Por isso, foi o lugar onde se refugiou depois de pedir demissão do emprego que não a fazia feliz. Preparou alguns doces, vendeu todos eles e se sentiu motivada a perseguir sua verdadeira paixão. Mas ela quis ir além: notando a dificuldade de outras culinaristas em comercializar seus produtos, decidiu criar um canal de confeitaria no YouTube com dicas empreendedoras. Hoje, ela conta com milhares de seguidores e promove cursos em diversos lugares do Brasil. Em entrevista exclusiva, Tábata compartilha dicas para que sua Páscoa e seus negócios sejam um sucesso

Como começou sua relação com a confeitaria?
Após 4 anos no mercado como jornalista, me vi completamente insatisfeita profissionalmente. Sabe quando nada daquilo faz bater forte seu coração? E uma atitude muito genuína minha é não paralisar ante uma infelicidade. Não deixei chegar ao limite. Pedi demissão. Tive uma rescisão modesta, que dava para viver e pagar as contas por um mês. Decidi dar uma chance para a culinarista que habitava em mim. Fui ao supermercado, comprei leite condensado, chocolate em pó e granulado. Fiz 30 brigadeiros. Fui para a rua no dia seguinte e vendi os 30 brigadeiros rapidamente. Então, reinvesti o dinheiro em mais matéria-prima – o suficiente para 90 brigadeiros. Novamente, os 90 foram vendidos. Para o terceiro dia, lotei a cesta com 200 brigadeiros. Em 2 horas, não sobrou nenhum! Entendi que tinha um negócio nas mãos.

Por que decidiu abrir um canal no YouTube para divulgar seu trabalho?
Trabalhando com confeitaria, conheci muitas pessoas com problemas na hora de vender. Elas tinham receitas sensacionais, mas encontravam muita dificuldade para fazer o dinheiro girar, entrar no mercado e oferecer seus produtos. Entendendo essa dificuldade, juntei minha experiência e montei o canal no YouTube para tentar compartilhar informações e dicas.

O que você leva em conta na hora de pensar o conteúdo que será produzido?
Planejamento é a chave de tudo. Reservo pelo menos meio dia para programar a semana inteira – englobando compromissos, gravações e produção de conteúdo para todas as redes. O que sempre levo em conta ao produzir o conteúdo é pensar de que maneira aquilo vai contribuir com o meu público – nem que seja para ajudar a refletir sobre algum ponto.

Como usar as redes sociais para vender mais?
Boas fotos com boa iluminação é o maior segredo de uma rede social mais interessante. Além disso, aja com profissionalismo. Não misture seu perfil comercial com o pessoal. Não misture foto de bolo com foto da família. Seja cordial, educada e lembre-se sempre que você fala pela sua marca. Portanto, evite comentários polêmicos e opiniões pessoais.

E na Páscoa, quais estratégias são válidas para as redes sociais neste período? Como se diferenciar entre tantos perfis?
Evidencio, mais uma vez, a importância das fotos neste momento! Além disso, gravação de vídeos curtos mostrando os sabores e recheios costuma ter uma boa repercussão nas redes sociais. Inspire-se, busque as novidades da temporada, lance aquele produto que todo mundo está falando, mas não deixe de investir nos sabores clássicos. Por mais que o mundo enlouqueça com as tendências, os sabores que mais vendem sempre serão os clássicos.

Quais são suas dicas para quem trabalha com chocolate ter lucro o ano todo?
Antecipe-se. Existem datas comemorativas e eventos importantes de janeiro a janeiro. Você já tem a técnica! Agora, adapte os produtos para outros momentos. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal… Comece a pensar e testar 1 mês antes. Escolha os produtos e inicie a divulgação pelo menos 3 semanas antes da data. Todo mundo quer garantir um presente e, se você chegar antes com as novidades, a possibilidade de vender seus produtos é ainda maior