1. Você está em: Inicial
  2. Artigos
Empreendedorismo
Os primeiros passos para começar seu negócio
Por onde começar para que o sonho do negócio próprio se transforme em uma realidade de sucesso

Ser seu próprio chefe é uma oportunidade única de desenvolver um talento que há muito tempo você sonhou em transformar em negócio. Mas empreender não é só sonhar: requer disciplina e determinação, atitudes fundamentais para planejar o início de uma nova carreira. Afinal, não é só de criatividade que se faz um negócio lucrativo. Um bom planejamento é o ponto de partida para qualquer investimento se tornar viável. Confira dicas a seguir que podem ajudar a transformar a sua ideia em uma atividade lucrativa.

Seja uma novidade
Antes de oferecer o seu produto, analise-o e se pergunte: o que ele tem de diferente? Por que ele é único? Invista em coisas novas, e tente não fazer um produto que já está sendo oferecido na sua região. Uma boa opção é oferecer receitas diferenciadas, para que seu produto se destaque e assim você gere mais oportunidade de venda.

Seu produto, seu jeito
Personalize o produto para ele ter a sua cara: você pode desenvolver uma embalagem especial, uma decoração única ou criar uma receita exclusiva. O que vale aqui é fazer o cliente identificar o produto como seu. Lembre-se também de que produtos mais personalizados têm maior valor agregado, então, você pode lucrar mais com a sua criatividade.

Onde trabalhar e como trabalhar
Antes do seu negócio decolar, defina bem onde será o espaço de trabalho. Se for na sua casa, não tem problema. O importante aqui é ter um local bem definido e organizado dos seus equipamentos e ingredientes, para que não se confundam com as coisas do seu dia a dia. Também é importante determinar aqui quantas horas por dia você irá se dedicar à atividade e assim conciliar seu investimento com a rotina da casa. E por último, mas essencial: defina se irá precisar de um ajudante ou sócio para executar o negócio.

Controle a qualidade do seu produto
A partir do momento que o seu negócio começa a decolar, é preciso tomar cuidado para o produto não mudar sabor, aparência e, principalmente, qualidade. Tente manter um padrão no processo de produção e não troque ingredientes sem testar previamente, pois isso pode afetar as características do produto final.

O barato que sai caro
Seu negócio se consolidou e sua receita já é um sucesso, mas você resolve que quer gastar menos com matéria-prima. Cuidado: Lembre-se que o consumidor compra a sua ideia porque aprovou a sua receita, então, ele quer ter a mesma experiência sempre que a consome. Não ponha em risco a qualidade do seu produto para não perder a clientela que você já formou. Evite também promoções de ingredientes muito perto da data de vencimento, eles podem vencer antes de você utilizá-los e você terá um estoque perdido.

Parceria é tudo
Valorize as parcerias, elas são sempre bem-vindas.Prestigie as marcas que garantem a qualidade do seu produto e, se puder, adquira seus ingredientes nos estabelecimentos parceiros na venda da sua produção e que valorizam o seu produto.