1. Você está em: Inicial
  2. Artigos
Produção
Em busca do Brigadeiro perfeito
Fique atento a essas dicas para recriar o doce que mora no coração de todos os brasileiros

Brigadeiro perfeito, ele existe? É claro que sim! É aquele que é feito com ingredientes de qualidade, muito amor e carinho e…bem, existem outros detalhes que fazem este doce da culinária brasileira ficar ainda mais gostoso.
O brigadeiro é um doce típico brasileiro e popularizado em 1945, durante as eleições à presidência do brigadeiro Eduardo Gomes. Voluntárias vendiam os docinhos para arrecadar dinheiro para a sua campanha. Ele não ganhou, mas o docinho tem os votos de todos os brasileiros até hoje.

Tradicionalmente, o brigadeiro é feito com achocolatado, mas hoje seu maior sucesso está em recriá-lo em versões gourmet, utilizando chocolates em pó de qualidade, pastas saborizantes premium e outros ingredientes que conferem um sabor mais marcante ao docinho clássico. Confira as nossas dicas para elevar o patamar de qualidade desse doce que é uma unanimidade:

Cristalização
A cristalização é um processo natural que pode deixar o seu doce arenoso. Para este processo ser mais lento, o Xarope de Glucose Mix ou açúcar invertido ajuda a controlar e adiar a cristalização.
Mas cuidado com a dosagem: o ideal, para cada lata de leite condensado, é utilizar uma colher de sopa de glucose.

Chocolate ou achocolatado?

via GIPHY

Com chocolates em pó tão incríveis por aí, porque insistir nos achocolatados?
Eles têm um percentual de açúcar bem mais alto, deixando o brigadeiro muito mais doce e acelerando o processo de cristalização. Com as diferentes porcentagens de cacau, você pode escolher a intensidade de sabor do seu brigadeiro.

Quer saber mais sobre chocolates em pó? Confira este artigo sobre a linha de chocolates em pó Namur.

A panela ideal
Use panelas com fundo mais grosso, como as panelas de fundo triplo. Com as panelas de fundo muito fino, você corre o risco de queimar a receita antes de finalizar o processo de cozimento. Para mexer, utilize uma espátula de silicone.

Congelamento
Você pode congelar brigadeiros já enrolados, sem nenhum problema, mas não é aconselhável congelá-los com confeitos. Na hora de descongelar, deixe os brigadeiros por uma hora em temperatura ambiente. A massa pronta do brigadeiro também pode ser congelada. Utilize potes de vidro ou de alumínio bem fechados para que o produto não absorva odores.

O que usar nas mãos para enrolar o brigadeiro?

Espere o brigadeiro esfriar completamente para enrolar. Use manteiga sem sal, água gelada ou óleo de cozinha para passar na mão e enrolar os brigadeiros.

Se cozinhar errado, o que acontece?

Aspecto e textura talhada
Isso quer dizer que ele foi cozido em alta temperatura ou recebeu componentes ácidos demais na receita. Você pode reverter se o brigadeiro não estiver queimado. Volte com o brigadeiro ao fogo e adicione 1 lata de leite condensado ou uma lata de creme de leite ou ½ lata de cada um.

Ponto mole
Sabe aquele brigadeiro que não atinge ponto ideal para enrolar e fica “caindo”? Ele não é ideal para a venda. Para tentar reverter, volte com o brigadeiro para a panela, deixando ele aquecer até dar o ponto certo.

Ponto duro
É o brigadeiro que fica acima do ponto ou duro demais. Volte com o brigadeiro ao fogo e adicione 1 lata de leite condensado ou uma lata de creme de leite ou ½ lata de cada um e volte a cozinhá-lo normalmente.

Brigadeiro Chiclete
Isso ocorre quando o brigadeiro fica muito tempo em fogo baixo. Se não estiver queimado, volte com o brigadeiro para o fogo e adicione 1 lata de leite condensado ou uma lata de creme de leite ou ½ lata de cada um.

Gif retirados do canal Shopify
(https://youtu.be/cWx4Ih0HjjI)

 

 

Tags
Brigadeiro