1. Você está em: Inicial
  2. Artigos
Harmonizações
Conheça os tipos de massas de bolo mais utilizadas na confeitaria
Pão-de-ló, Génoise, Chiffon ou Amanteigada? Saiba qual massa é a ideal para o seu bolo

Para você não errar na hora de criar bolos incríveis, seja para a sua família ou para vender, a estrutura da massa do bolo pode fazer toda a diferença. Afinal, ninguém gosta da experiência ver seu bolo desmoronar, não é mesmo?

Os ingredientes para criar uma boa massa são, na maioria das vezes, os mesmos. Porém, as proporções e alguns ingredientes-chave fazem toda a diferença na estrutura do bolo. Confira essas dicas para saber qual a massa ideal para cada receita.

• Pão-de-ló:

O Pão-de-ló é um bolo de textura leve, pois tem mais ar incorporado à massa quando os ovos são batidos com açúcar, sobre o calor. Depois de assar, o pão-de-ló fica dourado e firme, mas bem flexível ao toque. Por ser uma massa neutra, é muito versátil. Como é um bolo leve, não é ideal para receber coberturas pesadas como a pasta americana. Sua receita clássica leva três ingredientes básicos: ovos, açúcar e farinha. Porém, não se engane: a precisão no preparo faz toda a diferença no resultado.


• Génoise:

Génoise é uma massa leve, como o pão-de-ló, usada normalmente como base de sobremesas, como torta de morangos e em rocamboles. Sua receita é semelhante ao do pão-de-ló, com a diferença de que sua receita leva manteiga clarificada, o que deixa sua massa mais elástica.
Uma dica para que esta receita cresça adequadamente quando for ao forno é bater a mistura até adquirir o ponto de fita (massa deve cair da pá em formato de fita).


• Chiffon:

Além de levar ovos, açúcar e farinha, sua receita clássica leva óleo vegetal e as claras são batidas separadamente. A mistura cria um bolo mais úmido e estruturado, que pode receber uma cobertura de ganache ou pasta americana, mas também é perfeita para fazer naked cakes. É a massa ideal para criar bolos que precisam ser refrigerados.


• Amanteigados:

Os bolos amanteigados são mais úmidos e estruturados, por isso, esta é a massa ideal para fazer bolos que serão esculpidos ou cobertos com pasta americana. Sua textura consistente também permite colocar recheios mais densos e não desmancham quando recebem aquela boa camada de calda para umedecer a massa.

 

Tags
Bolo Massas