1. Você está em: Inicial
  2. Artigos
Artigos
Conheça os diferentes pontos da calda de açúcar
A calda de açúcar nada mais é do que a combinação de água e açúcar cristal. Veja quais são os pontos mais usados na confeitaria

O açúcar é um ingrediente imprescindível na confeitaria, e conhecer os pontos de sua calda é muito importante para preparar diversas receitas.
A calda de açúcar nada mais é do que a combinação de água e açúcar cristal – certifique-se de que o produto utilizado seja de boa qualidade. Um litro de água serve para dissolver de 3 a 4 kg de açúcar, porém fique atento às quantidades indicadas nas receitas.
Os ingredientes devem ser colocados na panela e levados ao fogo médio. Mas atenção: não se deve mexer a mistura até a calda atingir o ponto que deseja.
Neste artigo, vamos mostrar quais são os pontos da calda de açúcar.

Dicas: Quanto mais alta a temperatura atingida pela calda durante o cozimento, mais rígida se torna a mistura depois que esfriar.
Para medir a temperatura com precisão você pode utilizar um termômetro específico, ou testar o ponto. Para isso, é só jogar um pouco da calda em um recipiente com água fria e observar sua consistência.

Conheça pontos da calda de açúcar mais usados na confeitaria:

Fio Grosso
Esse ponto de calda se forma 110ºC. Você pode identificar ao puxar a calda com um garfo. Deve-se formar um fio grosso que demora a escorrer e que não se dissolve com facilidade em contato com a água.

Bala Mole
Neste ponto, você começa a ver o fundo da panela. É possível identificar o ponto de bala mole ao colocar um pouco da calda em um copo com água, e notar que ganha uma textura fácil de modelar. Essa calda se forma a 115ºC.

Bala Firme
Chega-se a este ponto da calda por volta dos 118ºC. Ela é maleável e pode ser moldada com mais facilidade.

Bala Dura
Neste ponto, forma-se uma bolinha dura, pouco maleável e que costuma grudar na colher. A temperatura do ponto bala dura é de 122 a 127ºC.

Ponto de quebrar duro
É o ponto que se atinge com temperatura entre 143 e 155ºC. Para saber se chegou ao ponto certo, reserve um pouco da calda e jogue água cuidadosamente para não se queimar. Você irá escutar um barulho parecido com vidro se quebrando.

Caramelo
Este ponto é praticamente inconfundível e é atingido a cerca de 160 a 170ºC. Além do cheirinho, a cor da calda começa a ficar dourada. Tenha cuidado apenas para não cozinhar demais e queimá-la.