1. Você está em: Inicial
  2. Artigos
Empreendedorismo
Como planejar sua Páscoa para que ela seja ainda mais lucrativa
A data mais aguardada por quem ama chocolate está se aproximando. Se você ainda não começou o planejamento, é hora de colocar a mão na massa! Por isso, preparamos um cronograma para facilitar seu trabalho

A Páscoa é a data mais esperada do ano para quem produz chocolate artesanal. Mas para se diferenciar, entregar um produto de qualidade e faturar o esperado é fundamental seguir um plano de negócios.
Da compra de insumos, à organização dos pedidos, produção dos doces e venda, são vários detalhes que precisam ser considerados. Para ajudar, organizamos um cronograma de cada etapa para planejar sua Páscoa e lucrar muito na época mais chocolatuda do ano.

Primeiro passo: defina as receitas
Para planejar as receitas, considere os sabores mais vendidos no ano anterior, pesquise tendências que prometem fazer sucesso neste ano e leve em conta as sugestões dos clientes. O ideal é diversificar a produção e oferecer itens com faixa de preços variadas.

Hora de ir às compras
Para calcular a quantidade de insumos, tome como base o volume de vendas da Páscoa passada. Esses ingredientes devem ser armazenados adequadamente em local arejado.
Para guardar os produtos, utilize potes de plástico e cole etiquetas para identificá-los.
E não esqueça: a Selecta possui uma grande linha de produtos que podem ajudar na sua produção. Confira nossos produtos aqui

Quanto cobrar?
Para precificar seu produto, primeiro é preciso calcular as despesas de consumo e matéria-prima. Some suas contas de luz, água, gás e combustível e considere 1% desse valor total. Adicione os investimentos com ingredientes e embalagens. Pronto, agora você já sabe quanto gasta para produzir um ovo de Páscoa. Para calcular sua margem de lucro, multiplique por 2,5 e terá o valor de venda.
Lembre-se: o preço ideal deve cobrir todas as despesas, gerar lucro e ser competitivo.

Como fazer a divulgação
Seu sucesso também depende de uma divulgação bem feita. Fotografe alguns ovos e publique em suas redes sociais.
Amostras grátis de seus produtos podem ser um ótimo recurso para conquista de novos clientes.
Para potencializar ainda mais suas vendas, distribua cartões de visita, faça ações promocionais e apresente seu produto.

Organize os pedidos
Anote os pedidos em uma planilha. Inclua informações como nome completo do cliente, contatos, data do pedido e endereço. Depois, sinalize os pedidos entregues e registre todos os recebimentos para manter o fluxo de caixa em dia.

Quando começar a produção
Dois meses antes é o tempo ideal para começar a produzir os ovos. Faça as cascas dos ovos e guarde-as em caixas de papelão ou isopor, forradas com papel manteiga.
Empilhe as metades dos ovos, de duas a três, embaladas em papel manteiga, e armazene em local climatizado a 20 graus para assegurar a qualidade dos produtos.
Já os recheios podem ser feitos de 10 a 15 dias antes da Páscoa para durarem por mais tempo.

Tudo pronto: é hora de fazer as entregas
É preciso ter cuidado na hora do transporte. Opte por levar os ovos em carros com ar-condicionado. Caso não seja possível, faça as entregas à noite, quando as temperaturas são amenas.